Artigo

 

Todos podem descobrir as vantagens de trabalhar em casa. Desde o tempo economizado com deslocamento, o dinheiro economizado por não precisar mais de roupas adequadas para o trabalho, todos nós podemos ver por que trabalhar em casa é bom. No entanto, tendemos a esquecer o lado negativo da questão, que é o tema do artigo de hoje.

Muitas vezes, trabalhar em casa traz solidão. Se o teu negócio é algo que você faz por conta própria, sem nenhuma equipe envolvida, você pode acabar ansiando por uma comunidade. É sempre divertido compartilhar ideias e soluções “brainstorm” em um grupo, em vez de fazê-lo sozinho. Você pode envolver tua família e amigos, mas uma vez que eles não sabem os detalhes específicos de teus problemas, eles não serão capazes de ajudá-lo muito. Além disso, eles podem apenas querer fazer outras coisas com você, não falar sobre o teu negócio.

Quando você dirige um negócio baseado em casa, você tende a negligenciar a maneira como você se cuida. Por que se vestir se não há mais ninguém para vê-lo? Por que tomar banho, quando não há ninguém além de você para notar isso? Este perigo é maior do que você imagina, mas com um pouco de atenção a esses detalhes você pode superá-los. Apenas não se deixe levar pelo fluxo da preguiça, tenha princípios fortes e se atenha a eles, mesmo quando ninguém mais está por perto.

Quando você trabalha em casa, todos os teus amigos e familiares vão pensar que você está sempre disponível para eles, uma vez que você não tem que ir para um escritório formal todos os dias. Eles tendem a te pedir para fazer montes de pequenas tarefas e eles podem ficar chateados se você recusar. Isso é algo que você precisa deixar bem claro desde o início. Vocês, queridos, precisam entender que trabalhar em casa significa que tua casa e teu escritório estão no mesmo lugar. Peça-lhes para respeitar o teu horário de trabalho e não te incomodar com todos os tipos de pedidos durante o teu horário de trabalho. Seja assertivo e terás as coisas à tua maneira sem teres de magoar ninguém.

A procrastinação é outro grande perigo de trabalhar em casa. É muito fácil ficar distraído quando você vê uma pilha de pratos na pia esperando ser lavada, ou quando você observar de repente tuas flores te olhando um bocado tristes e necessitando serem regadas. Você pode dizer que alguns intervalos de dez minutos não podem atrasá-lo muito. Você está errado. Tendes a fazer mais pausas do que deverias, por isso vais acabar à meia-noite a se perguntar porque teve de trabalhar tanto.

Se você tiver a curiosidade de anotar o teu tempo real de trabalho, você vai ver quanto tempo é desperdiçado, porque você perdeu o foco muitas vezes. Tente ter intervalos, sem interrupção, de tempo de trabalho de pelo menos 30 minutos, seguido de intervalos de 10 minutos de descanso. Se você puder, faça os intervalos de tempo de trabalho de 1 hora e descanse 5 minutos. Você vai notar um aumento de produtividade desde o primeiro dia.

Pode pensar em outras desvantagens de um negócio doméstico?

Pedro Alves

O teu sucesso só depende de você!