Artigo

 

O desenvolvimento de modelos de negócios tem uma breve história. O modelo de negócios mais antigo e básico é o modelo de lojista.                 

Isso envolvia a criação de uma loja em um local onde os lojistas provavelmente estariam exibindo seus produtos ou serviços para todos os transeuntes verem.

Ao longo dos anos, os modelos de negócios evoluíram, mudaram e se tornaram mais sofisticados.

O modelo de negócios isca e anzol foi introduzido no início do século 20. Este modelo oferecia um serviço básico por um baixo custo, geralmente com prejuízo. Esta parte é a isca. Então, cobrando quantias compensadoras recorrentes para recargas ou outros produtos ou serviços, este é o anzol.

Exemplos são o aparelho de barbear, que é a isca, e as lâminas, que são os anzóis; os celulares que são a isca e as taxas de serviço e tempo de consumo que são os anzóis.

Nos anos 50, os novos modelos de negócios vieram de algumas empresas bem conhecidas de hoje como McDonald's e Toyota.

Na década de 60, o Wal-Mart foi o inovador e o nos anos 70 viram novos modelos de negócios da FedEx, Toys R Us, a década de 80 impulsionou o Blockbuster, a Home Depot e muitas empresas de computadores na vanguarda com seus modelos de negócios inovadores.

Por sua vez, muitas “.com” sofreram por causa de seus modelos de negócios mal pensados.

Os modelos de negócios atuais dependem de como a tecnologia disponível é usada. Empresários na Internet também criaram novos modelos que dependem do surgimento de tecnologias.

Usando tecnologia de computador, uma empresa tem a vantagem de alcançar uma grande quantidade de clientes com um custo mínimo.

Pedro Alves

Teu sucesso só depende de você!